Manual de istalação de pastilhas mozaiko

Manual de istalação de pastilhas  mozaiko





ARTE DESIGN TECNO LOGIA  


Exemplos de Placas de Pastilhas com proteção individual (esquerda) e proteção única (direita) ANTES DE APLICAR
(ATENÇÃO AO SENTIDO DE INSTALAÇÃO)
Antes de aplicar confira a identificação das caixas quanto ao tipo de acabamento e cores. Atentar também para o impressas sobre o filme adesivo que acompanha cada peça. As setas indicam a direção do acabamento e da laminação do aço, que se aplicado em posições diferentes (transversais) produz efeito visual (sensação de cor) diferente. As placas devem ser instaladas A escolha do sentido horizontal ou vertical é do cliente por razões estéticas. Adquirir no mínimo 5% a mais dos produtos para eventuais perdas, recortes e reserva técnica.

SENTIDO DAS LISTRAS SEMPRE NO MESMO SENTIDO. MOZAIKOLA CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES SUPERFÍCIES DE APLICAÇÃO

Rendimento
* 4 a 5 Kg/m2 Conforme o formato EMBALAGEM VALIDADE / ESTOCAGEM ATENÇÃO Ao rejuntar revestimentos metálicos sempre utilizar espátulas de EVA (borracha macia).
 * Balde com 5kg
 * Produto válido por 12 meses a partir da data de fabricação, desde que mantido em local seco e arejado, sobre estrado de madeira. Empilhamento máximo de 1,5 metros de altura ou 6 baldes. 2

 * NÃO RISCA O METAL MOZAIKOLA

 APLICAÇÃO E LIMPEZA Pastilhas com proteção única para a placa - teladas ou não. Plástico ou papel adesivo Pastilhas: 2,4 x 2,4 cm 3,0 x 3,0 cm 2,4 x 5,0 cm Miscelâneas 1 2 3 4 Nunca bata com objetos pontiagudos sobre os revestimentos metálicos. Nunca utilize ferramentas metálicas ou plásticas no acabamento do rejunte para evitar danos na superfície do inox. IMPORTANTE: 3 Pastilhas com proteção individual - teladas ou não. Plástico ou papel adesivo Demais produtos Mozaik 

MOZAIKOLA: APLICAÇÃO E LIMPEZA

 * Estender um pano em área de 0,5m2 por vez com espessura variando entre 3 e 4 mm, utilizando o lado liso da desempenadeira apertando-a contra a base.
 * Em seguida comprimir a argamassa com o lado denteado da desempenadeira a um ângulo de 60˚ em relação à base, formando sulcos e cordões de 6 mm e removendo o excesso do produto.
* O excesso de argamassa removida com a desempenadeira deve ser remisturada ao restante do material preparado sem adicionar mais água.
* Aplicar MOZAIKOLA no verso das pastilhas, utilizando colher de pedreiro ou o lado liso da desempenadeira, preenchendo todas as juntas.
* Assentar as placas de pastilhas devidamente impregnadas no verso, sobre os cordões da argamassa, pressionando as pastilhas com os dedos. Em seguida pressione com desempenadeira de borracha a fim de uniformizar e nivelar a superfície das peças.
 * Mantendo o filme que protege individualmente as peças (quando houver), (Referência Mozaik DBCA0224 ou similar) para aplicar MOZAIKOLA no preenchimento de eventuais espaços vazios observados no rejuntamento. utilize obrigatoriamente uma desempenadeira emborrachada
* Após cerca de 40 minutos (ou tempo suficiente para fixação das peças, que pode variar de acordo com as condições climáticas), retire o filme de proteção que recobre as peças (com cuidado para evitar o descolamento).
 * Utilizar MOZAIKOLA para retoques ou preenchimento de eventuais espaços vazios observados no rejuntamento, sendo obrigatório o uso de desempenadeira emborrachada (Referência Mozaik DBCA0224 ou similar) para a aplicação do rejuntamento, pois evita que as pastilhas sejam arranhadas.
 * Proceda a limpeza inicial com um bloco de espuma ligeiramente umedecido, definindo as juntas. Lave o bloco de espuma tantas vezes quanto necessário. Não aplique excesso de força nesta operação. * Após cerca de 20 minutos faça o acabamento e polimento final das juntas, utilizando o bloco de espuma ligeiramente umedecido e limpo.
 * Se necessário, após outros 20 minutos aplique um pano de algodão limpo e ligeiramente umedecido para a limpeza final. Nunca bata com objetos pontiagudos sobre os revestimentos metálicos. Nunca utilize ferramentas metálicas ou plásticas no acabamento do rejunte para evitar danos na superfície do inox. 1 2 3 4

AJUSTE DIMENSIONAL: CORTE E FURAÇÃO


Os produtos Mozaik podem ser cortados com máquina de corte utilizando disco diamantado refrigerado com água, mantendo o filme protetor para evitar danos à superfície. Eventuais rebarbas de corte devem ser removidas com uma lima fina para metais. As arestas cortadas devem ser assentadas preferencialmente contra as junções entre paredes e rejuntadas normalmente. Furos podem ser
facilmente executados utilizando brocas diamantadas, preferencialmente refrigeradas com água e sempre mantendo o filme protetor para evitar danos à superfície. Eventuais rebarbas devem ser removidas girando suavemente sobre o furo uma broca de aço rápido, com diâmetro superior àquela que foi usada na furação, até que se obtenha uma aresta lisa.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA


Limpeza Inicial: após o polimento das juntas 1 – Esfregue a superfície com um pano de algodão macio, embebidos em água (preferencialmente morna), enxaguando o pano a cada aplicação, sucessivas vezes até que não haja mais resíduos do rejunte. 2 – Secar com um pano de algodão seco e limpo ou toalha de papel macia
. Se houver resíduo de adesivo (cola) remanescente do filme protetor, introduzir uma limpeza prévia, antes da etapa 1, utilizando solventes orgânicos tais como (em ordem de preferência): álcool isopropílico, isoparafina, acetona, aguarráz ou thinner. Prosseguir a limpeza segundo as etapas descritas ao lado. Aplicar o solvente usando um pano de algodão limpo e macio. O segredo para se manter o inox sempre bonito e brilhante, é simplesmente mantê-lo limpo! O inox precisa estar em contato como o oxigênio do ar para manter-se inoxidável! Por isso não deixe resíduos e crostas sobre sua superfície. 5 Limpza de rotina A frequência da limpeza de rotina dependerá do local de aplicação 1 - Esfregue a superfície com um pano de algodão macio, embebido em água (preferencialmente morna) e detergente (neutro ou limpador multi-uso). Enxágue com água em abundância. 2 - Seque a superfície com um pano´de algodão seco e limpo ou toalha de papel macia. Nas aplicações em fachadas (exteriores) em regiões litorâneas ou muito poluídas é necessário proceder a limpeza com periodicidade no mínimo trimestral. Em localidades com atmosfera rural (distantes do litoral e pouco poluídas) limpar a fachada a cada 12 meses. Limpeza corretiva Danos provocados por vandalismo tais como pichações e grafites, bem como contaminações por óleos e gorduras (provenientes de coifas por exemplo), podem ser removidos com a utilização de solventes adequados ao tipo de tinta. Notar que não devem ser utilizadas espátulas metálicas, lixas ou abrasivos. Respingos de cimento ou argamassa devem ser removidos preferencialmente antes de sua secagem. Após a secagem existe o recurso de se remover utilizando espátula de plástico, com o cuidado de evitar arranhões. Nos acabamentos escovados as esponjas de fibras naturais oferecem excelentes resultados pois não arranham a superfície nem deixam resíduos de fibras. Manchas de ferrugem provenientes da contaminação por um metal ferroso adjacente, e resíduos finos de cimento, devem ser removidos primeiramente através dos procedimentos de rotina. Caso estejam muito aderidos, como última alternativa, pode ser aplicado pano umedecido em uma solução de ácido fosfórico ou oxálico a 10%, pelo tempo necessário e suficiente para o desaparecimento da mancha. Após a remoção deve-se proceder enxágue abundante, neutralização com solução de bicarbonato de sódio, novo enxágue e secagem. Devido às características de seu processo de produção, arranhões profundos em produtos feitos de inox colorido não podem ser reparados e devem ser substituídos. Casos específicos não abordados neste manual deverão ser apresentados ao Departamento de Assistência Técnica da Mozaik.

  NUNCA UTILIZAR
domésticos ou industriais que contenham abrasivos em sua formulação * Produtos de limpeza (sapólios, produtos leitosos contendo talco, sulfato ou carbonato de cálcio, óxido de zinco, óxido de alumínio etc); * pastas, ceras ou líquidos de polimento; * esponjas de aço ou similares, lixas e escovas abrasivas; * soluções fortemente ácidas tais como ácido muriático.

 6 Instalação com argamassa ACIII e rejunte epóxi 

Preparar a argamassa de acordo com as instruções do fabricante. Estender a argamassa da mesma forma descrita para o uso de Mozaikola;

Colar a placa ou as peças, com especial atenção para o sentido das setas que indicam a textura do produto. Usar a desempenadeira para amassar os cordões de argamassa de maneira uniforme e, garantindo o nivelamento das peças;

Após o início da cura da argamassa remover o adesivo que protege as placas (quando houver) com cuidado para não desplacar as pastilhas ou remover o filme de polietileno que protege cada peça.

Remover o excesso de argamassa que eventualmente pode estar alojado entre as peças usando uma escova de cerdas macias.

Rejuntamento
É recomendável que antes da aplicação se proceda um teste em uma pequena área para verificar se o rejunte epóxi não danificará o metal (não deve riscar). Utilize uma desempenadeira de borracha.

Remova o filme protetor após cerca de 20 minutos da aplica do rejunte, fazendo a limpeza e acabamento com uma esponja de borracha limpa e macia umedecida em água, com movimentos suaves.

Eventuais resíduos de rejunte endurecidos sobre as peças podem ser removidos com solventes adequados, com o cuidado de aplicar somente na região afetada, com riscos de dissolução do rejunte. Vários fabricantes oferecem diluentes ou solventes para epóxi. Sugerimos: Suvinil Diluente Epóxi ou Redutor GTA 029 fabricado por Internacional – Akzo Nobel.

  OBSERVAÇÕES FINAIS
Considera-se neste manual que o manuseio de produtos químicos deve ser feito por pessoal capacitado e devidamente orientado quanto aos riscos à saúde e ao meio ambiente. Isto inclui o uso de equipamentos de proteção individual, bem como o tratamento e a disposição da água usada nos processos de limpeza. Assume-se também que a água utilizada em quaisquer operações deve ser limpa e tratada, nunca se utilizando água contaminada ou do mar. A Mozaik não se responsabiliza por perdas ou prejuízos decorrentes da utilização inadequada das informações contidas neste manual.

As mais Visitadas

MODELOS DE PLANTA BAIXA, CASAS COM 3 QUARTOS

49 modelos de muros e fachadas residenciais

Leitura de Projeto

Tecnica da construção civil

CALCULO DE ESCADA

CRONOGRAMA DE OBRAS: COMO PREPARÁ-LO DE FORMA PROFISSIONAL EM 4 PASSOS

PLANILHA CONTROLE DE OBRA